quarta-feira, 23 de junho de 2010

A cafeína


A Igreja Adventista não mudou sua posição na questão do chá, café e outras bebidas que têm cafeína. Nos Regulamentos Eclesiástico-Administrativos da Associação Geral de 2007/2008, página 293, lemos o seguinte: “É desaconselhado o uso do café, chá e outras bebidas que contêm cafeína e qualquer substância prejudicial.” Também, no Concílio Anual, no outono de 2007, a administração da igreja confirmou que “os ministérios adventistas de cuidado da saúde devem promover apenas as práticas baseadas na Bíblia ou no Espírito de Profecia, ou métodos de prevenção de doenças, tratamentos e manutenção da saúde baseados em evidências” (Ibid., p. 297).

Temos declarações firmes do Espírito de Profecia concernentes às bebidas que contêm cafeína, aconselhando o não uso. Ellen White nunca falou da cafeína propriamente dita, mas a descrição que ela faz dos efeitos do chá e do café reflete as ações dessa substância, e presumimos que esteja falando contra ela.

Há alguns relatórios confusos, provenientes da literatura científica, de estudos que mostram aparentes benefícios da cafeína para a saúde. O “lobby” pró-cafeína faz com que esses dados cheguem a nossa caixa postal com objetivo e rapidez!

Entretanto, a farmacologia básica da cafeína não mudou. Ela é a droga psicoativa mais popular do mundo (mudança de humor), mais amplamente usada do que o álcool e o fumo. Pode levar à dependência física, a qual, por definição, resulta na síndrome de abstinência, quando a ingestão habitual é interrompida abruptamente. Quando isso acontece, muitos e variados sintomas podem ocorrer, incluindo dor de cabeça, canseira, irritabilidade, falta de concentração e náusea.

Embora a morte provocada por “overdose” de cafeína não seja comum, acontece e pode ser intencional, podendo ocorrer com a ingestão de cafeína em comprimidos, mas com o aumento da popularidade de refrigerantes com cafeína e bebidas energéticas, os médicos de pronto socorro e toxicólogos estão percebendo um aumento de problemas e sintomas relacionados com a cafeína, especialmente entre jovens.

Em 2006, cerca de quatro bilhões de dólares americanos foram gastos em bebidas energéticas apenas nos Estados Unidos, o que é indicação da tendência mundial. Além disso, quinhentas novas marcas de bebidas energéticas foram introduzidas em todo o mundo, no mesmo ano. As chamadas “bebidas energéticas” têm níveis significativamente mais altos de cafeína do que a maioria dos refrigerantes que contêm cafeína. A análise desse cenário revela o seguinte: crianças e jovens são expostos a refrigerantes açucarados; depois, a cafeína é adicionada e, na seqüência, as bebidas energéticas. O passo seguinte é a adição de álcool às bebidas energéticas, que são divulgadas e comercializadas de uma forma muito semelhante. A confusão de marcas pode acontecer facilmente, auxiliada pela estratégia de dar preço mais baixo à bebida energética com álcool do que às não alcoólicas. Além disso, a fabricação e comercialização desses produtos têm como consumidor-alvo o jovem, que almeja ser um “bêbado bem acordado”. Que enganação! Um em cada três adolescentes usa bebidas energéticas comparado a um em dez adultos. Temos o dever de informar nossos jovens, dar o devido exemplo em nossos próprios hábitos e usar nossa influência contra esse ataque do mal contra nossa sociedade.

A cafeína é útil como componente de certos analgésicos usados no tratamento de enxaqueca e para outros tipos de dor. Pode representar alívio para quem precisa fazer uso de tais medicamentos. Ellen White menciona que usou café (presume-se que esteja se referindo à cafeína) em algumas ocasiões, como medicamento. (Ver Mensagens Escolhidas, v. 2, p. 302.)

Fazemos bem em orar e aplicar coerentemente o princípio da temperança: "A verdadeira temperança nos ensina a dispensar inteiramente todas as coisas nocivas, e usar judiciosamente aquilo que é saudável" (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 562).

Pensamentos do Espírito de Profecia

PRINCIPIOS SÃO INEGOCIÁVEIS!
Cristo não procurou, nem por um instante, trocar a paz por uma traição aos sagrados legados. Não podia haver paz à custa de princípios. ... É um grande erro, da parte dos que são filhos de Deus, procurarem construir uma ponte sobre o abismo que separa os filhos da luz dos filhos das trevas, abrindo mão de princípios que comprometam a verdade. Seria isto prejudicar a paz de Cristo, a fim de fazer paz ou estabelecer fraternidade com o mundo. O sacrifício é demasiadamente custoso, para ser feito pelos servos de Deus - este de fazer paz com o mundo pelo abandono dos princípios da verdade. ... Então, que os seguidores de Cristo resolvam nunca comprometer a verdade, jamais ceder um jota dos princípios pelo favor do mundo. Que se mantenham firmes à paz de Cristo. Review and Herald, 24 de julho de 1894.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Meditação Matinal- E Recebereis Poder 1999

Amor: A Melhor Propaganda da Verdade

Nisto conhecerão todos que sois Meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros. João 13:35.

O homem pode tornar-se colaborador de Deus no desempenho da grande obra da redenção. Deus concede a cada pessoa sua própria esfera de ação, embora tenha dado Sua Palavra como o guia da vida. Ele também deu o Espírito Santo como poder suficiente para vencer toda tendência hereditária e cultivada para o mal, e para gravar Seu próprio caráter no instrumento humano, e, por intermédio dele, em todos os que entrarem na esfera de sua influência.

O instrumento humano é exortado a cooperar com Deus, a demonstrar Sua misericórdia, Sua bondade e Seu amor, impressionando assim a outras mentes. Toda pessoa deve tornar-se um instrumento pelo qual o Espírito Santo possa operar. Ela só poderá tornar-se isso submetendo todas as suas capacidades ao domínio do Espírito Santo. Deus outorgou Seu Espírito no dia de Pentecostes, e mediante a atuação [do Espírito] em corações sensíveis, [Deus] poderia impressionar a todos com quem os crentes entrassem em contato.

Por meio de nossa relação de amizade e familiaridade com seres humanos como nós mesmos, podemos exercer uma influência que eleva. Os que estão unidos numa esperança e fé comum em Cristo Jesus podem ser uma bênção uns aos outros. Jesus diz: "Assim como Eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros." João 13:34. O amor não é simples impulso, emoção transitória, dependente de circunstâncias; é princípio vivo, poder permanente. A alma se nutre pela corrente de amor puro que flui do coração de Cristo, como fonte que nunca falha.

Oh, como é o coração vivificado, seus motivos enobrecidos, aprofundadas suas afeições, por meio dessa comunhão! Sob a educação e disciplina do Espírito Santo, os filhos de Deus se amam uns aos outros verdadeira e sinceramente, sem afetação - "sem parcialidade e sem hipocrisia". Tia. 3:17. E isto porque o coração se acha ligado a Jesus pelo amor. Nossa afeição uns pelos outros brota de nossa relação comum com Deus. Somos uma família, amamo-nos uns aos outros como Ele nos amou. Quando comparada com essa afeição genuína, santificada, disciplinada, a superficial cortesia do mundo, as inexpressivas manifestações de efusiva amizade são como a palha em comparação com o trigo. Ellen G. White 1888 Materials, págs. 1.508 e 1.509.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Uma visão na Alemanha


(Pastor Sesóstris César Souza)

“E um anjo do Senhor apareceu-lhes, e a glória do Senhor os cercou de resplendor; pelo que se encheram de grande temor. O anjo, porém, lhes disse: Não temais, porquanto vos trago novas de grande alegria que o será para todo o povo.” (Lucas 2:9-10)

Aconteceu em Hamburgo, Alemanha, no dia 5 de março de 1966, durante uma aula de linguagem num Instituto de ensino.

No decorrer da aula, um vulto de um homem suspenso no ar, apareceu parecendo-se como um anjo. Seu rosto era resplandecente e com voz solene disse: "Jesus Cristo em breve voltará". O professor da sala e os alunos ficaram assustados. E então o estranho continuou: "Alguns dos presentes aqui estarão vivos quando Ele voltar. Estejam prontos. Examinem diligentemente a bíblia e procurem a igreja que está anunciando a última mensagem de advertência ao mundo. A sede desta organização está no país onde estão sendo tratados os destinos do mundo"

Sem exitar, escreveram para várias denominações nos EUA, e todas elas mandaram representantes àquele país, mas todos foram rejeitados pois não correspondiam à descrição feita pelo "estranho".

Finalmente, escreveram à Associação Geral dos Adventistas do Sétimo Dia. Na época, o Pastor Bartz viajava pela Europa e lhe foi pedido que entrasse em contato com o grupo. Quando entrou na mesma sala de aula, todos atônitos se levantaram, pois era exatamente a pessoa descrita pelo "estranho" e assim lhe deram boas vindas. A partir de então, o Pastor Bartz estudou a bíblia com aquele grupo e muitos foram batizados.

Esta história me foi contada por um irmão que veio da Alemanha. Certa vez, eu pregava na IASD Central de Curitiba e mencionei esta experiência. No fim do culto, um cavalheiro me procurou, me mostrou uma carta e disse: "Pastor, tudo o que disse é verdade. Tenho aqui uma carta de parentes meus da Alemanha" e a carta dizia em resumo:

"O Pastor Bartz conversava com dois irmãos e duas irmãs estudantes sobre o batismo. Os jovens discutiam entre si se deviam se batizar ou não. Reconhecendo problema, o pastor disse-lhes que se tivessem dúvidas, deveriam orar e Deus lhes mostraria o caminho. Ajoelharam-se, e quando estavam orando, o anjo lhes apareceu e lhes disse: 'Paz seja convosco, e cada um de vós seja batizado. Não deveis ter dúvidas, vós sereis Minhas testemunhas'". E a carta ainda dizia: "No mesmo instante em que oravam, o telefone tocou. Eram os irmãos de Paris, contando que lá haviam tido a mesma visão. Que um anjo lhes havia aparecido. E que a visão havia sido tão gloriosa que não havia linguagem humana para descrever". Os acontecimentos provocaram tamanha reação, tanto que o batismo marcado para o dia 17 de dezembro de 1966 acabou sendo antecipado para o dia 10 do mesmo mês.

Quatro foram batizados naquela data, e no dia 17, mais oito na igreja de Grundel. Na hora do batismo, o Pastor Bartz contou a visão a todos os presentes. Estava presente o Pastor Rubens R. Figuhr, então presidente da Associação Geral.

REFLEXÃO: “Pois como foi dito nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos; assim será também a vinda do Filho do homem.” (Mateus 24:37-39)

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Segue abaixo a Meditação Matinal de hoje, dia 07/06/2010: - Meditação Matinal de EGW (Português).:

Papel do Espiritismo

"Amados, não deis crédito a qualquer espírito: antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora". I S. João 4-1.
Muitos serão enredados pela crença de que o espiritismo seja meramente impostura humana; quando postos em face de manifestações que não podem senão considerar como sobrenaturais, serão enganados e levados a aceitá-las como o grande poder de Deus. - GC, 552.
Sendo os ensinos do espiritismo aceitos pelas igrejas, removem-se as restrições impostas ao coração carnal, e o professar religião se tornará um manto para ocultar a mais vil iniqüidade. A crença nas manifestações espiritualistas abre a porta aos espíritos enganadores e doutrinas de demônios, e assim a influência dos anjos maus será sentida nas igrejas. - GC, 602.
O ministério popular não pode resistir com êxito ao espiritismo. Nada possuem com que escudar seus rebanhos dessa funesta influência. Muito dos tristes resultados do espiritismo pesará sobre os ministros deste século. Dois têm pisado a verdade a pés, e preferido em seu lugar as fábulas. - 1 TS, 119.
Satanás tem há muito estado a preparar-se para um esforço final a fim de enganar o mundo. O fundamento de sua obra foi posto na declaração feita a Eva no Éden: "Certamente não morrereis". "No dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal". Gên. 3:4 e 5. Pouco a pouco ele tem preparado o caminho para a sua obra-mestra de engano o desenvolvimento do espiritismo. Até agora não logrou realizar completamente seus desígnios; mas estes serão atingidos no fim dos últimos tempos. Diz o profeta, Vi três espíritos imundos semelhantes a rãs. São espíritos de demônios, que fazem prodígios; os quais vão ao encontro dos reis de todo o mundo para os congregar para a batalha, naquele grande dia do Deus todo poderoso". Apoc. 16:13 e 14, com exceção dos que são guardados pelo poder de Deus, pela fé em Sua Palavra, o mundo todo será envolvido por esse engano. O povo está rapidamente adormecendo, acalentado por uma segurança fatal, para unicamente despertar com o derramamento da ira de Deus. GC, 560 e 561.
Alia Bíblico: Jó 18 e 19. - Juvenis: Sal. 46 e 47.

Fonte: http://www.ellenwhitebooks.com/?l=100&p=164

Segue abaixo a Meditação Matinal de hoje, dia 04/06/2010:

- Meditação Matinal de EGW (Português).:

A Estratégia de Satanás no Conflito Final

"Pode acaso associar-se contigo o trono da iniqüidade, o qual forja o mal, tendo uma lei por pretexto? Ajuntam-se contra a vida do justo, e condenam o sangue inocente". Sal. 94:20 e 21.
Ao se aproximar o povo de Deus dos perigos dos últimos dos, faz Satanás ardorosa consulta com seus anjos quanto ao plano de maior êxito no sentido de lhes transtornar a fé. ...
Diz o grande enganador:"... O sábado é a grande questão que deve decidir o destino de almas. Devemos exaltar o sábado criado por nós. Temos feito com que ele seja aceito tanto pelos mundanos como pelos membros da igreja. Deve agora a igreja ser levada "a unir-se com o mundo em sua defesa. Devemos trabalhar por meio de sinais e maravilhas para lhes cegar os olhos quanto à verdade, e levá-los a pôr de lado a razão e o temor de Deus e a seguir os costumes e tradições. ...
"Mas nossa principal preocupação é silenciar esta seita de observadores do sábado. Devemos excitar contra eles a indignação popular. Alistaremos ao nosso lado grandes homens e homens sábios segundo o mundo, e induziremos aos que estão em autoridade a executar os nossos propósitos. Então o sábado que eu estabeleci será forçado pelas leis mais severas e obrigatórias. Os que as desrespeitarem, serão tocados das cidades e vilas e levados a passar fome e privação. Uma vez que tenhamos o poder, mostraremos o que podemos fazer com os que não se desviam de sua fidelidade a Deus. ... Agora que estamos pondo as igrejas protestantes e o mundo em harmonia com esse braço direito de nossa força, finalmente teremos uma lei para exterminar a todos os que não se submeterem à nossa autoridade. Quando se fizer da morte a penalidade da violação do nosso sábado, então muitos dos que agora estão nas fileiras dos observadores dos mandamentos, passarão para o nosso lado.
"Mas antes de adotarmos estas medidas extremas, devemos exercer toda a nossa sabedoria e sutileza para enganar os que honram o verdadeira sábado e engodá-los. Podemos separar muitos de Cristo, pela mundanidade, luxúria e orgulho. Podem julgar-se salvos porque crêem na verdade, mas a condescendência com o apetite, as paixões mais baixas que confundirão o juízo e destruirão o discernimento, causar-lhes-ão a queda". - TM, 472 e 473.
Ano Bíblico: Jó 8-10. - Juvenis: Sal. 23, 24 e 27.

Fonte: http://www.ellenwhitebooks.com/?l=100&p=161

terça-feira, 1 de junho de 2010

"A mesa está preparada"

"Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união! É como óleo precioso derramado sobre a cabeça... Ali o Senhor concede a benção da vida para sempre"
(Salmos 133:1,2 e 4) - NVI














Quarteto Athus

Quando ao passado eu voltava
Relembrando bons momentos do lar
Com os meus irmãos eu brincava
Nem sentia mesmo o tempo passar
E no lugar que eu vivia
Mil brinquedos e alegrias sem fim
E, bem ao longe, eu ouvia
Era alguém que então chamava por mim

Podia ouvir a minha mãe chamando
"Está pronta a mesa, vem sem demorar
Aqui está o seu lugar,
Estou esperando, falta só você"
Eu quero ouvir a minha mãe chamando
"Está pronta a mesa, vem sem demorar"

Sei de um futuro bem perto
E começo, então, a me preparar
De coração sempre aberto
Quero ver o meu Jesus regressar
E, lá na Pátria Celeste,
Com os meus irmãos ali vou brincar
Escutarei o meu Mestre
Com um novo nome a me chamar

Eu ouvirei o meu Jesus chamando
"Está pronta a mesa, vem sem demorar
Aqui está o seu lugar,
Estou esperando, falta só você"
Eu quero ouvir o meu Jesus chamando
"Está pronta a mesa, vem sem demorar"
"Está pronta a mesa, vem sem demorar"



Nota: Não podemos ficar de fora desse grande banquete, o preço já foi pago. E quem pagou o preço com o seu próprio sangue, É quem está disposto a fazer de tudo para lá estarmos.
Não posso desonrar ao sacrifício que o meu salvador fez por amor de mim(toda a humanidade).

REFLEXÃO: "Eu lhes digo que, de agora em diante, não beberei deste fruto da videira até aquele dia em que beberei o vinho novo com vocês no Reino de meu Pai" (Mateus 26:29) - NVI

Meditação Matinal de EGW (Português).:

Acontecimentos Futuros Claramente Revelados

"Certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem primeiro revelar o Seu segredo aos Seus servos, os profetas". Amós 3:7.
Os acontecimentos ligados ao final do tempo da graça e obra de preparo para o período de angústia, acham-se claramente apresentados. Multidões, porém, não possuem maior compreensão destas importantes verdades do que teriam se nunca houvessem sido reveladas. Satanás vigia para impedir toda impressão que os faria sábios para a salvação, e o tempo de angústia os encontrará sem o devido preparo. - GC, 593.
A medida que nos aproximamos do termo da história deste mundo, as profecias referentes aos últimos dias exigem nosso estudo especial. O último dos escritos do Novo Testamento está cheio de verdades cuja compreensão nos é necessária. - PJ, 133.
As solenes mensagens que foram dadas, em sua ordem, no Apocalipse, devem ocupar o primeiro lugar no espírito do povo de Deus.
O precioso tempo está passando rapidamente, e há perigo de que muitos serão roubados do tempo que deveria ser dado à proclamação das mensagens que Deus enviou a um mundo caído. A Satanás agrada ver a distração das mentes que deveriam estar empenhadas no estudo das verdades que têm que ver com realidades eternas.
O testemunho de Cristo, testemunho do mais solene caráter, deve ser apresentado ao mundo. Através de todo o livro do Apocalipse se encontram as mais preciosas e enobrecedoras promessas, assim como advertências da mais tremenda e solene importância. Não quererão os que professam possuir conhecimento da verdade ler o testemunho dado por Cristo a João? Não há aí meras conjeturas, nem enganos científicos. Há sim, as verdades que dizem respeito a nosso bem-estar presente e futuro. Que valor tem a palha em relação ao trigo? -3TS, 279.
Apenas os que forem diligentes estudantes das Escrituras, e receberam o amor da verdade, estarão ao abrigo dos poderosos enganos que dominam o mundo. Pelo testemunho da Bíblia estes surpreenderão o enganador em seu disfarce. Para todos virá o tempo de prova. Pela cirandagem da tentação, revelar-se-ão os verdadeiros crentes. -GC, 624.
Ano Bíblico: Jó 1 e 2. - Juvenis: Jó 1 e 2

Fonte: http://www.ellenwhitebooks.com/?l=100&p=158